quinta-feira, 10 de março de 2011

Liberdade de expressão: um direito que deve ser respeitado

Os Direitos Civis servem para manter nossa sociedade em ordem, porém, algumas pessoas, organizações ou órgãos burlam essas regras. Como no caso do governo do Irã, que oprimiu a liberdade de expressão dos cidadãos de reivindicarem seus direitos pela democracia, atirando e batendo em pessoas que estavam tentando se expressar pacificamente ¹.





O contrário ocorreu no Colégio Marista Arquidiocesano, aqui no Brasil, em que alunos protestaram pacificamente contra o abuso dos preços da Cantina Calu ² que presta seus serviços à escola, e foram respeitados. Veja o vídeo produzido pela Globo clicando no link:
http:/ /g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/02/protesto-de-estudantes-em-escola-de-sp-vira-assunto-mais-comentado-na-web.html

Em nosso país possuímos uma democracia que garante a liberdade de expressão da população. Já no Irã, isso está corrompido porque há uma ditadura.
O Direito Civil que garante a liberdade de expressão foi criado no período da Revolução Francesa, quando o inglês Marshall fez a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão (1789), quando as Revoluções Burguesas na Europa tiraram a força dos monarcas absolutistas e romperam com a sociedade hierarquizada.
O direito da liberdade de expressão nasceu para garantir a valorização da condição de ser humano que pensa, tem idéias, é criativo, possui e forma opiniões expressando tais valores.


Grupo 1: Caroline Melo Andrade, Andréia Caldeira, Milena Neves, Mariana Trevisan, Maria Beatriz e Carolina Biaggio

Nenhum comentário:

Postar um comentário